Comércio fecha convenção coletiva; horário especial de Natal já está em vigor

Foi fechada na tarde desta terça-feira, 05, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos trabalhadores do comércio de Campo Grande, com participação do sindicato laboral e do  Sindivarejo_CG , afiliado à Fecomércio-MS. A convenção é retroativa a 1º de novembro e válida até 31 de outubro de 2018. O índice de reajuste será de 3,5% para os que recebem o piso salarial e 3% para os demais, ficando o Piso Salarial dos Empregados em geral no valor de R$. 1.130,00 e a garantia mínima dos comissionados em R$. 1.250,00

“Chegamos a um índice acima da inflação acumulada no período, que foi de 1,82%”, explica o gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, Fernando Camilo.

O horário especial do comércio para Natal ficou estabelecido da seguinte maneira: de 04 a 09 de dezembro, de segunda a sábado, até às 20 horas; de 11 a 16 de dezembro, de segunda a sábado, até às 22 horas, de 18 a 23 de dezembro, de segunda a sábado, até ás 22 horas. Nos domingos, 10 e 17, o funcionamento será das 9h às 18 horas.

No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento é permitido até às 18 horas e no dia 31, véspera do Ano Novo, até às 16 horas, com exceção das lojas em shoppings e centros comerciais que dia 24 funcionam das 9h às 19 horas e no dia 31 das 9h às 18 horas. Nos dias de Natal e Ano Novo os estabelecimentos comerciais não funcionam, assim como, em 2018, também não abrirão dias 14 de abril, sexta-feira Santa, 01 de maio, Dia do Trabalhador e 02 de novembro, Finados.

Também foram estabelecidos os dias de feriado cuja abertura do comércio será facultativa em 2018: 21 de abril, 31.05, 13 de junho,  26 de agosto,07 de setembro, 11 de outubro, 12 de outubro e 15 de novembro.